Gonçalo Lavado, nasceu e cresceu em Portugal, numa família profundamente ligada à carpintaria e à marcenaria, com o pai Jorge Lavado e avô Guilhermino Lavado, como figuras orientadoras. A exposição ao mundo da arte manual estabeleceu a base para sua paixão vitalícia. Com formação em design de produto e inspirado pela herança de sua família e impulsionado por uma paixão inata pela marcenaria, tudo começou com uma oportunidade de criar peças exclusivas para uma casa de férias. (www.tapadadossobreiros.pt)
Começou a criar peças rústicas feitas à mão, com uma abordagem à carpintaria marcada pela harmoniosa fusão de técnicas tradicionais e design contemporâneo. Marcado por uma combinação única de criatividade e uma profunda conexão com a natureza, alimentou as suas buscas artísticas, impulsionando-o a explorar os limites do design e da arte manual.
Como instrutor de surf, a sua paixão pelo mar e pela natureza inspirou-o a explorar alternativas sustentáveis na fabricação de pranchas de surf. Curioso pelas qualidades da madeira de Paulownia, um material ultraleve e sustentável, começou a criar pranchas de surf que não apenas deslizam pelas ondas com destreza, mas também contribuem para a sustentabilidade ambiental.